Ao entregar o seu currículo, não esqueça que este documento é o seu cartão de visita para uma vaga e deve ser bem elaborado, com boas informações. Por isso não se esqueça de não colocar detalhes supérfluos pessoais no topo do CV como estado civil, número de dependentes. A menos que seja solicitado, são informações que não valem a pena porque em nada acrescentam em seu documento. Estes dados simplesmente não são relevantes.

Não entregue o seu currículo como um documento único, o que quer dizer sem separação de dados. É de vital importância para seu currículo ser fácil de ser lido, ter títulos da seção claramente. É ideal o uso de linhas ou outros dispositivos gráficos como tabelas, embora haja outras maneiras de alcançar uma separação mais clara entre cada parte do seu documento.

 

Não fale na primeira pessoa, como uma carta de punho. Currículos devem ser escritos exclusivamente na terceira pessoa. Pode parecer pouco natural para escrever um documento sobre si mesmo em outra linguagem, mas não é usual isso e nem recomendo. Soa egocêntrico e por isso é descartado em processos seletivos. E seja direto no texto. Longos parágrafos são cansativos para um recrutador para ler direito e como resultado, muitos simplesmente não vão se preocupar.