Como estará o mercado de trabalho daqui a cinco anos? Olhando para o mundo de hoje, é possível antecipar tendências.

Aqui você vai saber quais são as profissões do futuro e poder se dedicar a elas e entrar no mercado de trabalho bem mais cedo do que você imagina.

Tecnologia e Internet: Quase 54 milhões de brasileiros já usam a internet regularmente. Só que menos de 14 milhões tem internet em casa e esse é apenas um dos indícios do grande potencial de crescimento desse mercado no nosso país, ampliando as oportunidades para os profissionais do mundo dos computadores e da tecnologia da informação, como programadores, web designers (que fazem as páginas da internet) e engenheiros de sistema.

Saúde e Biotecnologia: No Brasil a mulher vive hoje em média mais de 76 anos e o homem cerca de 69 anos. Vidas mais longas que estão gerando mais investimentos em saúde: são gastos com assistência médica e remédios, além de pesquisas para combater doenças. Assim, o setor pode ser considerado um dos mais promissores, boa notícia para dentistas, farmacêuticos, profissionais da atividade física e os médicos.

Energia: Mesmo com a desaceleração da economia mundial a partir da crise do fim do ano passado, a demanda por energia vai continuar e as alternativas ao petróleo vão ser ainda mais importantes. O Brasil pode ser um protagonista nesse cenário com os biocombustíveis e o gás natural das jazidas do pré-sal, o que abre vagas para agrônomos, biólogos, engenheiros agrícolas e de petróleo, além de oportunidades para quem trabalha com energia elétrica.

Turismo: No sudeste asiático, no oriente médio e na África, países tem se desenvolvido rapidamente graças ao turismo. O Brasil que além do litoral e do clima quente também tem áreas de serra e de frio, também tem potencial para explorar o nosso potencial turístico, o que se traduz em vagas para quem trabalha com hotelaria e gastronomia, além de engenharia civil e arquitetura.