Ter o inglês fluente pode fazer o salário aumentar em até 20%. Cada vez mais as empresas estão buscando profissionais que tem fluência na língua inglesa, não que não exista mercado de trabalho para quem não sabe o inglês.

Nem sempre o inglês é o grande vilão na hora da seleção para uma vaga no mercado de trabalho: pesquisas revelam que o domínio de outra língua é o 15° fator a ser considerado em um processo de contratação. Dependendo da vaga, a experiência técnica, a formação acadêmica e até o entusiasmo do candidato contam mais.

Quem não fala inglês não fica fora do mercado, mas vai haver uma limitação de crescimento no mercado brasileiro. As empresas multinacionais brasileiras, geralmente exigem um nível de inglês de quase todos os funcionários.

Quanto maior o cargo na empresa, maior deve ser o conhecimento, a dominância da língua inglesa. Em muitas áreas é preciso ter um inglês muito avançado, com vocabulário voltado para a seu setor, como engenharia, tecnologia, mercado financeiro.

Como estudar inglês em casa? As pessoas que querem estudar inglês por conta própria tem uma grande vantagem de ter a disposição delas muitos materiais e conteúdos em inglês a disposição delas a internet, filmes, músicas, etc.

Antes de efetuar a matrícula em uma escola de inglês, é importante ter referências sobre a mesma – perguntar sobre ela para alunos que já fizeram o curso lá – e tem escolas também que oferecem a chamada “aula experimental”, que permite conhecer melhor o curso antes de matricular-se.