Uma combinação de fatores nos leva ao sucesso em uma entrevista de emprego. A experiência é importante sempre, ainda mais para funções que não sejam de chefia – como aquelas que exigem conhecimentos específicos.
Para cargos de liderança, além do histórico profissional, é o perfil do candidato que conta mais. Tudo isso, claro, coroado pelo desempenho certo: o que você fala, como você fala e a sua postura.
Começando pelo visual feminino: os cabelos podem estar soltos ou presos, mas sempre discretos; a saia pode ser utilizada, desde que não esteja acima do joelho; um terninho é sempre a melhor opção, optando sempre por tons suaves, lembrando que o preto é sempre infalível; não utilizar decotes e maquiagens chamativas também é muito importante. Enaltece-se que não se deve chamar mais a atenção para a sua aparência do que para os seus feitos na empresa.
Os homens devem sempre estar com a barba bem feita e o conjunto tradicional de terno e gravata é a opção mais segura. O terno para homem pode ser azul, preto e até bege no verão, a gravata deve ser discreta, sempre pensando com bom senso.
Tanto os homens com as mulheres devem evitar os perfumes, ou optar pelos mais suaves. E é importante nos dias quentes a utilização de camisas brancas, porque as mesmas quando se transpira muito, não marca tanto quanto as camisas coloridas.
Se vestir de acordo com bom senso, é muito importante de acordo com a vaga que você pretende preencher na empresa: no caso de uma engenheira civil – que trabalha em construção civil – uma camisa social, calça jeans, nada de maquiagem pesada, cabelo preso e sapato baixo é uma ótima opção.